Wednesday, March 28, 2007

Paradoxos

Polémica com fartura por causa do programa da RTP 1 sobre o Melhor Português de Sempre. O debate é essencial mas os paradoxos é que são de evitar.
A bancada de esquerda está indignada com o resultado do "concurso" e como sempre, quixotescamente, brada aos céus que foi uma lavagem da ditadura e respectivo ditador... Por favor, haja paciência.
A democracia opõe-se à ditadura mas permite a liberdade de expressão de todos os que são membros (por vontade própria ou não) da mesma. Dizer que se deve eliminar todo o traço de Salazar é o mesmo que pedir que se elimine todo o traço de comunismo. Isto porque o comunismo tem o pilar máximo da ditadura do proletariado e da luta de classes... convenhamos que não parece muito simpático.
Creio que devemos é debater porque foi gasto dinheiro público no programa, a sua forma de votação (que não coincide com outros barómetros de sondagem) e se quiserem retirar o Oliveira de S. que retirem o A. de Cunhal, isto para mantermos a coerência. E note-se que nada disto é uma apologia ao fascismo ou branqueamento de valores mas, que vale a pena pensar, vale.

2 comments:

S.M. said...

Vale a pena, sobretudo, pensar nas razões que levam pelo menos algumas pessoas a desejar o ressurgimento de uma ditadura... Que os portugueses são, por natureza, saudosistas, é um dado adquirido; que têm dificuldade em atirar-se ao trabalho, em vez de esperar uma salvação divina, também...agora que essa salvação seja Salazar, em qualquer das suas formas de revivalismo...dá que pensar...

João Magalhães said...

Pois, acho que ainda estamos muito condicionados ao arquétipo do "velho do restelo" e o essencial é fundarmos novos modelos, após a aprendizagem com os velhos. Mas voltando à questão da ditadura, apesar de vivermos socialmente por ciclos a "extrema direita" só pode vencer se a "esquerda" falhar, que foi o que aconteceu na Europa do século passado e que, com bastante receio, é o que pode acontecer no Reino Unido deste século. É preocupante.