Friday, November 23, 2007

Wong

Para babar por mais, os desenhos fabulosos de Chee Ming Wong em http://koshime.com/

Ó dia.

Depois de uma péssima noite a acordar às 4 da manhã, pude começar bem o dia, a constatar que miraflores à noite tem uma quantidade de pássaros que cantam de forma muito interessante.
Vou continuar este bom começo com o concerto nº1 para piano de Tchailovsky por Evgeny Kissin com a Berliner Philharmoniker, conduzido pelo Karajan e ainda mais quatro peças de Scriabin. Salve-se alguma coisa deste dia.
Sobre o Evgeny, aqui...

Thursday, November 22, 2007

Constipações

Há uns anos, no yoga, ensinaram-me um truque engraçado para detectar a próximidade de uma constipação. Segundo o sistema, ao passar o ar na nossa narina direita (Pingala), este parece ser quente e ao passar na narina esquerda (Ida), este parece ser frio. A direita funciona mais durante o dia e a esquerda mais durante a noite, dando a sensação que a narina oposta está entupida ou seca.
Assim, detecta-se uma constipação quando começamos a inspirar muito ar frio, quer seja por a narina direita estar tapada durante o dia ou por estar a passar ar frio. Este desequilíbrio pode resolver-se com a técnica de pranayama.

Técnica de Pranayama:
1. Sentar com as costas direitas e o corpo relaxado;
2. Tapar a narina direita com o dedo indicador e inspirar lentamente pela narina esquerda, contando até quatro;
3. Reter a respiração contando até 2;
4. Tapar a narina esquerda e expirar lentamente pela narina direita, contando até quatro;
5. Reter a respiração contando até 2;
6. Repetir os passos a partir do ponto 2, quando se sentirem confortáveis vão aumentado os valores, por exemplo, de 4 para 6 inspirações/expirações, de 2 para 4 retenções e assim sucessivamente.

p.s.: também serve para acalmar.

Wednesday, November 21, 2007

Spectrum 14

Pois é, já vai no décimo quarto ano que "the best in contemporary fantastic art", da Underwood books, é publicado. Isto faz-me lembrar que já há 8 anos que compro estas edições fabulosas e para completar a colecção só me falta o 4 e o 5 que ainda não foram reimpressos.
Este ano está simplesmente fabuloso! Os artigos são mais profissionais, a disposição das fotos e o design bastante melhorado e a arte incrível. Para quem gosta vale bem a pena comprar. (A capa tétrica é que difere de tudo)

Ulrich Schnauss

Absolutamente fantástico! No myspace e aqui no Discogs

Tuesday, November 20, 2007

Sviatoslav Richter

A única coisa que está a animar o dia

No muro das lamentações

Acho que deviamos construir um grande muro das lamentações, ou então ter versões privadas do mesmo. Também se podia mudar a regra, ou seja, por cada lamentação, uma cabeçada na parede. Provavelmente ajudaria a esvaziar o "buffer" de alguns e depois de umas quantas dores de cabeça, obrigatoriamente, iria levar à mudança de qualquer coisa.

Monday, November 19, 2007

FInalmente... ops

Veio a chuva, que bom. Veio um dilúvio, que mau. As estradas estavam inundadas, as câmaras não devem ter tido de limpar os bueiros com esta chuva tão "antecipada". O factor positivo é que não me custou nada sair de casa para ficar encharcado, apenas lamentei quem estava na rua sem chapéu e resguardo. Espero que o tempo se reequilibre, é bom sentir a chuva novamente mas com um pouco menos de intensidade.

D-Wars

Um pouco pobre de história, com efeitos ainda mais pobres. Tem uns dragões interessantes mas muitos aspectos que poderiam ser positivos, não foram desenvolvidos. :( :(

Finalmente

Finalmente a chuva!!!

Sunday, November 18, 2007

Le mura di Sana

Le mura di Sana é um documentário, já bem velhinho, de Pasolini. Foi um apelo à Unesco para que o património yemenita se mantivesse inalterado, para que a "invasão", inicialmente, mercantoril chinesa se contivesse assim como a construção de novos edifícios.
È uno dei miei sogni occuparmi di salvare Sana'a ed altre città, i loro centri storici: per questo sogno mi batterò, cercherò che intervenga l'Unesco”.
O resultado final é uma capital onde o antigo e o novo co-habitam. Para nós, que muitas vezes somos turistas, talvez fosse mais interessante haver apenas o antigo mas para o progresso de um país que viveu num sistema de idade média até aos anos 70 talvez seja uma experiência pela qual devam passar, por sua livre escolha. Os tempos do Yemen exportador de Incenso já passou há séculos. Esperemos que não seja só o radicalismo islâmico, que grassa, que nos venha a dar notícias do país.
Sobre o Yemen aqui...

De segredo nos bolsos

Creio que já falei algumas vezes sobre isto mas volta e meia lá sobressai o tema. Para mim, o Segredo tem tanto de valor quanto qualquer tema que se queira ler na Cosmopolitan sobre "10 passos para ser bem sucedida".
A sua validade começa logo pela introdução, que mais parece estarmos a ver um filme ao gosto do Código da Vinci. Parece-me estranho quererem dar um caracter "científico" à "lei da atracção" quando tudo tem apenas o gosto de mais um fast food de felicidade instantânea.
Tudo gira à volta do ter, é o carro novo, o colar, a bicicleta, o fato, a mulher, o emprego, e falam no facto de 1% da população deter 96% da riqueza, que esses 1% conhecem o "segredo" e que ele não é mais que a lei da atracção. Com tudo e mais alguma coisa se tenta explicar que realmente seremos felizes com o que desejamos e que obteremos esse desejo através da lei da atracção.
O filme/livro, pode ajudar a ter um pensamento focado, a compreender a "lei da atracção" mas será o seu objectivo válido?
É claro que me podem dizer, "como tens carro, não desejas um", "como tens comida, não desejas comida". O que é totalmente verdade. A questão está no filme explicar que se tenho um Ford, porque não ter um Mercedes?
Vivermos exclusivamente para o nosso sucesso material?
Para o que queremos?
O "universo dobrar-se para que a nossa vontade e desejo se cumpra"?
Que tipo de ensinamentos são estes???
Sabemos nós, totalmente, o que é bom para nós próprios?
Porquê agradecer unicamente o que se quer e não agradecer também a oportunidade de aprender com os erros? (O homem inteligente aprende com os erros, o sábio aprende com os erros dos outros).
A minha opinião pode ser dura, admito-o, mas não sou adepto das pilulas para resolver problemas e não mudar o problema que sou ou que faço e muito menos acredito que a melhor solução é todos termos aquilo que desejamos. Se não trabalhamos as nossa questões interiores, será que é com um carro novo que as iremos solucionar? Ou com todas as pessoas à nossa volta a bajularem-nos?

O site "the secret"
Os primeiros 20 minutos do filme no You Tube
Na wikipedia

Gisaku

Animação espanhola numa fusão entre o estilo Anime e o europeu. Achei interessante que, durante 1h15, a história espanhola fosse sempre reforçada, inclusivé com um tempo presente marcadamente positivo e vencedor (algo diferente do estado de espírito português). Vale a pena ver...