Tuesday, March 27, 2007

Jacques Louis David ou l'importance de vivre

Por duas vezes distintas, tive a oportunidade de visitar o Louvre. Na primeira absorvi o máximo que pude e na segunda, passados anos, dissolvi-me diante dos quadros que mais me fascinaram. Um, que retenho bastante na memória, é o quadro de Madame Recamier (no lado oposto à coroação de Napoleão).
Jacques Louis, passou pelos tempos mais marcantes do periodo neo-clássico francês - a revolução (por exemplo com o quadro da morte de Marais) e Napoleão (a coroação ou a distribuição das águias). E ele também marcou o tempo, fazendo com que o contorno das suas figuras, o detalhe dos interiores, a intensidade das texturas e cores e até a moda dos valores e representações clássicas romanas, influenciassem grandes pintores como Ingres e, inclusivé, a própria sociedade francesa.
Mas voltando à Madame Recamier, uma das mulheres mais belas do seu tempo e paixão de Chateaubriand. Este quadro nunca poderá ser admirado por uma fotografia, seja ela o mais fiel possivel porque é algo de inexplicável, não só a figura mas todo o fundo... a textura de pequenas chamas de cor, a envolvência, as intensidades. É uma prova da importância de viver, temos que ver, experimentar, sair, ter e perder, sentir, cheirar para que possamos aumentar tudo aquilo que é a nossa vida e o nosso viver. Ainda há tempo e até no último segundo será tempo.

No comments: