Friday, September 05, 2008

Um Ano de Vida Bíblica


A. J. Jacobs, jornalista, judeu, mas pouco, decide iniciar uma original jornada espiritual: viver uma completa vida bíblica durante um ano, ou seja, seguir a Bíblia tão literalmente quanto possível durante esse tempo.
Respeitar os Dez Mandamentos, amar o próximo, evitar usar roupas feitas de mistura de fibras, deixar crescer a barba, apedrejar os adúlteros, contactar com o máximo de religiões possível que também tentam viver segundo os ensinamentos bíblicos e, acima de tudo, tentar conciliar este modo de vida com a modernidade do século XXI é o que Jacobs tenta, e vive, durante um ano inteiro.
Este livro é o registo, em jeito de diário, dessa experiência ousada. As vivências, as dificuldades, as reflexões e as conclusões do autor sobre o mundo religioso actual, as discrepâncias do Velho e Novo Testamento e a impossibilidade de seguir à risca o livro mais influente do mundo.
Mais uma fabulosa prenda de anos (todas foram) que vinda de alguém com tão boa disposição e ateu, fica registado para sempre na capa do livro :)

Tuesday, September 02, 2008

Voltei a desenhar

Fiquei até à 1h da manhã entretido a desenhar esta sílaba semente, ou "bija", Hum, em sânscrito na caligrafia siddham.
Segundo Kukai, mestre budista japonês, Hum é um código para ver todas as verdades, todos os ensinamentos, todas as práticas, todos os objectivos. Bem, foi uma primeira experiência, só no fim é que notei algumas imperfeições, além de que depois aplicar um carimbo vermelho sobre fundo preto não é lá muito visível :)

Monday, September 01, 2008

De volta

As férias ainda estão cá dentro, foram boas, muito boas, o dia de anos foi excelente e pela primeira vez nuns quantos anos estou mesmo satisfeito com tudo e com uma bagagem muito boa.

Climate Message in a Bottle



Os 7 passos da Greenpeace para salvar a Terra...