Saturday, September 08, 2007

Casa recheada

Um sábado recheado de escorregas, explorações musicais e, graças a uma nova estante na sala, uma casa quase quase forrada a livros, um pouco mais organizados :)
Entretanto, ainda percebi que estava desactualizado nas musicas infantis quando ouvi a minha pequerrucha em plena fnac a cantar a musica do "Viky, le petit dauphin" (é o sucesso a seguir à Ilona), isto é muito andamento.

Passar a ferro dá prazer

Passar a ferro nem sempre é agradável mas ver/ouvir o 2º episódio "in search of myths & heroes" da BBC, torna-se uma experiência onde nem o tempo se nota. O episódio relata a viagem do primeiro ocidental a entrar no tibet - o jesuita português, António Andrade. Fabuloso.

Friday, September 07, 2007

À data

Aproxima-se o 11 de Setembro e um certo travo de nervosismo começa a despontar. Os aeroportos entram em histeria, promessas de vingança de um lado e do outro grassam e no meio estão todos aqueles que nada têm a ver com o desejo desenfreado da economia americana e do seu "rei que vai nu", nem com o desejo patético de alguns membros de uma cultura que ficou parada no século IV, amarrada à religião que por direito escolheu.
Se conseguissemos olhar "de cima" sobre tudo isto, o quão patético não pareceria.
Assim, perante tantos séculos de evolução que temos, perante tanto apanágio à inteligência, chego à conclusão que ainda tão pouco se cresceu.
Pergunto, que valores temos?

A quatro mãos

A ouvir até agora... há coisas mesmo boas!

Thursday, September 06, 2007

the sleeping dictionary

Na longínqua Sarawak, um oficial britânico apaixona-se pelo seu "sleeping dictionary". Um filme bonito pelos aborígenes, pelos bons actores, pela paisagem e pelo amor e uma cabana. Vale a pena ver.

Chatri Chor - The blue Umbrella

O próximo filme que verei em casa
Binya, a smart 11-year-old girl in a peaceful country village in India, sings and plays with friends as usual, while Chatri, a greedy and grumpy old man, is having an argument with a neighbor as usual. Binya comes across a blue Japanese umbrella, by which she is instantly fascinated enough to exchange it with her grandmother's precious necklace believed to bring luck. With the beautiful umbrella that no one else has but everyone wants, she sings and dances in a vast plain, which is the celebration of a fulfilled desire as well as a ritual to endow the fetishist value in the umbrella, a mere object. Thus, it is only natural that the village people treat differently the owner of the umbrella, which is equaled to power and ability. Based on the novel of the same title by Ruskin Bond, the film blends the extremely colorful and gaudy images with Bollywood-style song and dance, stressing the old lesson that materialist desires lead to punishment.
Aceito companhia :)

Microhell

A Microsoft, insistentemente, continua a lixar.
Não só o sistema operativo é mau, como os jogos exigem tudo e mais alguma coisa de processadores e memórias e placas gráficas como hoje queimei-me numa caneca da dita marca. Ficou provado, da Microsoft nem bom vento nem o que quer que seja. Quanto à caneca(s) creio que vou fazer umas comprinhas :)

Wednesday, September 05, 2007

O problema de ver

Hoje, na minha reflexão, enquanto caminhava para o trabalho, toquei o ar que me rodeava, senti o azul do céu, vi ao longe o verde das oliveiras e o dourado que despontava nalguns pontos do horizonte. Fiquei pleno e nessa plenitude compreendi, silenciosamente, o ar que tocava. Todos os sons se tornaram distintos e eu era eu e mais qualquer coisa, algo que não se traduz, não se explica, sente-se e vive-se.

Tuesday, September 04, 2007

Leitura

Esta semana li um artigo Visão/Time sobre a madre Teresa de Calcutá. O artigo é baseado na correspondência particular dela com os seus confessores e superiores, correspondência essa que ela pediu para ser destruida.
A revelação está nos anos e anos de escuridão espiritual que a madre sofreu. Quem vive a vida espiritual e para isso não é preciso ser padre ou freira, sabe e já passou, com certeza, pela noite escura do espírito, pela ausência de Deus, pela dúvida. Esta ausência, dolorosa, acaba por desaparecer, servindo para a construção da fé e do Homem, numa revisão dos seus valores, pensamentos e acções. No caso da Madre, esta noite escura foi uma solidão demasiado pesada durante 66 anos. Numa noite tão longa ela conseguiu manter o rumo, não sem dúvida mas, sabendo que estava a fazer o que era melhor. Se já antes tinha consideração, agora ainda mais a tenho. Vale a pena ler o artigo.
Os mais cépticos falarão de hipocrisia, isto porque não têm outro conhecimento além do que lêm e não do que vivem interiormente.

A rever...

Jovens Heróis de Shaolin, com direito a demonstrações ao vivo e tudo. Sabe bem relembrar aqueles anos 80, com efeitos especiais de mexer a câmara para trás e para a frente e dos típicos sons de panos a mexer para os pontapés.

Gusha

Dois amantes felizes não têm fim nem morte,
nascem e morrem tanta vez enquanto vivem,
são eternos como é a natureza.
Pablo Neruda

Gusha

A um outro ritmo

Ando num carro bastante mais lento que o habitual e, como estou forçado a tal, vejo a vida com um outro ritmo, o curioso é que não só não me importo como até tenho aproveitado bastante.