Saturday, April 26, 2008

É assim este ano

Este é mesmo o ano das mortes e esta foi a que mais me atingiu e fez com que um pouco de mim também morresse. Neste luto estou vazio, sem gosto, como se de repente os cinco sentidos tivessem desaparecido, como se os dias fossem uma luta pelo seu preenchimento pois custa-me estar e mais me custa dormir.
De repente, a cabeça inunda-se de perguntas, a consciência do desistir é apenas mais uma dor que se aloja e depois vem o vazio e o meu estar de sempre. Porquê?

Thursday, April 24, 2008

E...

Ainda passei pela Fnac à procura de algo que me seduzisse mas, as folhas eram brancas e as letras, pedaços de tinta preta, apenas se espalhavam em matizes de ideias monocromáticas. Não, os livros não me davam gosto e tudo o resto também não me apelou ao paladar.
Continuei a noite com o meu problema de gestão de tempo, estudei "Making and Breaking the Grid", apliquei-me numa monografia fabulosa que me arranjaram (obrigado S.) e ainda revi o pequeno livro que estava a escrever e os dias passam-se assim, a contruir constelações de ideias, a concretizar projectos a redesenhar sonhos apagados, parece interessante mas falta qualquer coisa. E já comecei o dia há algum tempo, como sempre, com horários desfasados da maioria.

Wednesday, April 23, 2008

Neste dia do livro

Neste dia do livro, homenageio os alfarrabistas e o livro antigo. Esta II edição de 1918 da "Divina Comédia" de Dante (3 volumes de mais de mil páginas cada) é uma obra prima da edição e impressão. Cerca de 300 páginas por volume em comentários com um autêntico preciosismo cultural, papel agradável ao toque e bem preservado, um tipo de letra fabuloso não só do aspecto gráfico mas de qualidade de leitura e, finalmente, uma tradução brilhante, emocionante e profundamente cuidada.
Diz Dante no "Paraíso":
"A vontade, se não quer, não cede,
é como a chama ardente,
que se eleva com mais força
quanto mais se tenta abafá-la"
E hoje, ainda vou passar por uma livraria, para espreitar se algo ainda me consegue encantar nestes dias cinzentos que passam.

Tuesday, April 22, 2008

Era uma vez o espaço

E quem disse que a concorrência não faz bem?
Após o lançamento do "Google Sky" a Microsoft reage e lança o "World Wide Telescope", isto aliado ao "The Hubble Heritage" é uma grande prenda aos amantes ou sonhadores de um espaço além paredes.

Monday, April 21, 2008

Sobre...

Há algum tempo que não escrevia sobre estas questões e hoje calhou o tema.
O Amor é um ideal, saboreia-se se o praticarmos e o recebermos, vive-se se o vivermos, traz-nos felicidade se a ele nos empenharmos mas, não é mais que um ideal, um pensamento construtivo, construtor da realidade, berço e leito de esperança para o homem.
O Amor é só Um, pode é ser percepcionado de diferentes ângulos, amplitudes e ser interpretado consoante a bitola das experiências que tivemos.
Para mim, o Amor não é desistência nem destruição, é perseverança, realinhamento, entendimento, o ideal não o perdi mas perdi a realidade.

Depeche Mode - I feel loved



Its the dark night of my soul
And temptations taking hold
But through the pain and the suffering
Through the heartache and trembling

I feel loved
I feel loved

As the darkness closes in
In my head I hear whispering
Questioning and beckoning
But Im not taken in

I feel loved
I feel loved

From the depths of my emptiness
Comes a feeling of inner bliss
I feel wanted, I feel desired
I can feel my soul on fire

I feel loved
I feel loved

World Press Cartoon 2008

Gosto bastante de "Cartoon" e esta quarta edição do World Press Cartoon, chega mesmo para encher a barriga de rir!
Achei particularmente interessante esta ilustração que tão bem retrata a "nossa" realidade.