Friday, November 16, 2007

Licht Faktor

Trabalhos com luz, muito interessantes, vale a pena ver mais...

Edith Wharton

Um minuto para reflexão?

"Há duas maneiras de espalhar a luz: ser a vela ou o espelho que a reflecte."
"Cuidado com a monotonia, é a mãe de todos os pecados mortais."
Edith Wharton

Sobre ela, aqui...

Tuesday, November 13, 2007

Generais Romanos

Um livro muito interessante, de Adrian Goldsworthy. Não tem uma visão puramente bélica, toca em pontos da estrutura social romana ao longo do tempo do império e dá a visão humana dos homens que estiveram por detrás dos nomes que ficaram na história. Uma nota, o autor não considerou muito relevante o que Viriato fez, por isso há uma referência curtíssima sobre esse período. O mesmo com Sertório. Mais aqui...
O império romano foi criado e mantido através do seu exército, uma das mais eficazes e poderosas forças militares em toda a História, e do engenho e arte dos seus generais. De Scipio, Africanus que combinava o misticismo com uma determinação de ferro; a Aemilius Paullus, o conquistador da Macedónia; a Caesar, um líder agressivo e carismático, até Trajano o último grande conquistador, o historiador militar Adrian Goldsworthy narra, através destes generais, a história do Império Romano, a evolução do seu exército e do sistema político que o dirigia. De vitória em vitória, de conquista em conquista, estes generais foram figuras fundamentais na história de Roma. As suas tácticas, capacidade de liderança e decisões estratégicas marcaram durante séculos a arte da guerra. Mas, muitas vezes os homens que comandavam legiões dominavam também o Estado em tempos de paz.

Monday, November 12, 2007

Na cimeira

Ontem vi, com bastante agrado, o Rei Juan Carlos a mandar calar aquela coisa que se chama Chávez e, por infortunio da imbecilidade, é presidente da Venezuela. Não dá para perceber como num país como a Venezuela há uma pessoa daquelas no poder e como continua a fazer tudo o que lhe apetece? Não tem mínimamente nada a ver com comunismo ou qualquer outra ideologia, tem apenas a ver com o poder que deseja, com os tentáculos do compadrio, tudo bem oleado com o dinheiro do petróleo que ao invés de melhorar a qualidade de vida dos venezuelanos apenas serve para encher os bolsos a uns e a comprar a aprovação dos países limitrofes. Não me admiro nada que qualquer dia até escancare as portas a outros habitantes mundiais que gostam de vestir roupas com TNT, quando vir que o seu poder começa a estar em risco.
Por isso, parabéns a Espanha que tanto lidou com educação por parte de Zapatero como soube dar a devida estalada, pena que os restantes se submetam ao medo por terem emigrantes lá ou necessitarem do petróleo.