Wednesday, October 29, 2008

Tuesday, October 28, 2008

Ai... Ópera

Ontem pude ouvir um excerto da ópera "Corpo e Alma" de Christopher Bochmann. O libreto é baseado na peça de Pedro o Cru, de António Patrício (1878-1930). A história de Pedro e Inês é já dolorosa mas o conjunto sinfónico fá-la ainda mais dolorosa. Chamem-me antiquado, inadequado, ou qualquer outra coisa acabada em ado mas ainda não consigo apreciar esse estilo musical onde "miados" e "uivos", dissonâncias e ruidos são a constante musical (acho que parei em Schostakovich). Infelizmente não consigo apenas apreciar o sistema matemático sobre o qual é construida tal partitura, nem vibrar com o grande esforço e qualidade dos intérpretes, o somatório subjectivo vem ao de cima e mais não preciso dizer :s

Sunday, October 26, 2008

O Historiador

Um livro de Elisabeth Kostova. Digamos que já li quase uma dezena de livros sobre vampiros e esta narrativa de Elisabeth Kostova está tão empolgante que as quase 500 páginas de letra miudinha não conseguem suster o avanço imparável da leitura. Pela edição da Revista Sábado, por um Euro acho que vale bem a pena :)
Os detalhes por vezes são densos mas a história é envolvente e bem documentada, o que aprecio bastante, por alguma razão deve ter levado 10 anos a escrever.