Sunday, November 18, 2007

De segredo nos bolsos

Creio que já falei algumas vezes sobre isto mas volta e meia lá sobressai o tema. Para mim, o Segredo tem tanto de valor quanto qualquer tema que se queira ler na Cosmopolitan sobre "10 passos para ser bem sucedida".
A sua validade começa logo pela introdução, que mais parece estarmos a ver um filme ao gosto do Código da Vinci. Parece-me estranho quererem dar um caracter "científico" à "lei da atracção" quando tudo tem apenas o gosto de mais um fast food de felicidade instantânea.
Tudo gira à volta do ter, é o carro novo, o colar, a bicicleta, o fato, a mulher, o emprego, e falam no facto de 1% da população deter 96% da riqueza, que esses 1% conhecem o "segredo" e que ele não é mais que a lei da atracção. Com tudo e mais alguma coisa se tenta explicar que realmente seremos felizes com o que desejamos e que obteremos esse desejo através da lei da atracção.
O filme/livro, pode ajudar a ter um pensamento focado, a compreender a "lei da atracção" mas será o seu objectivo válido?
É claro que me podem dizer, "como tens carro, não desejas um", "como tens comida, não desejas comida". O que é totalmente verdade. A questão está no filme explicar que se tenho um Ford, porque não ter um Mercedes?
Vivermos exclusivamente para o nosso sucesso material?
Para o que queremos?
O "universo dobrar-se para que a nossa vontade e desejo se cumpra"?
Que tipo de ensinamentos são estes???
Sabemos nós, totalmente, o que é bom para nós próprios?
Porquê agradecer unicamente o que se quer e não agradecer também a oportunidade de aprender com os erros? (O homem inteligente aprende com os erros, o sábio aprende com os erros dos outros).
A minha opinião pode ser dura, admito-o, mas não sou adepto das pilulas para resolver problemas e não mudar o problema que sou ou que faço e muito menos acredito que a melhor solução é todos termos aquilo que desejamos. Se não trabalhamos as nossa questões interiores, será que é com um carro novo que as iremos solucionar? Ou com todas as pessoas à nossa volta a bajularem-nos?

O site "the secret"
Os primeiros 20 minutos do filme no You Tube
Na wikipedia

3 comments:

LadyBird said...

Finalmente encontro alguém que partilha da mesma opinião que eu sobre "o segredo".
Parabéns pelo blog.
Au revoir

Brisa said...

Completamente verdade. Mas é isso que interessa à marioria: obter coisas - carros, status, casas, jóias, dinheiro. No entanto, não sei por que não se vê a gente rica a sorrir e a vibrar de alegria como se vê os pobres...

Mariana said...

Nunca tinha pensado no Segredo desta perspectiva. Quando li o livro, gostei de ler, porque me fez pensar um pouco na vida. Fez-me pensar que talvez sonhar é do que mais precioso temos e lutar pelos nossos sonhos nos mantém vivos. Quando falo em sonhos, não falo em carros, nem moradias falo em outro tipo de sonhos que nada têm a ver com o mundo material. Penso que o segredo nos ensina também um pouco disso, se o soubermos aplicar nesse sentido.
Beijinhos