Thursday, July 19, 2007

Honi soit qui mal y pense

Hoje aconteceu-me algo de caricato. Cheguei ao carro, tinha o vidro da frente cheio de orvalho e liguei o limpa vidros... um som arrepiante despertou-me! Fui ver e, para grande surpresa, alguém tinha decidido retirar a escova do lado do passageiro. Só podia ser um acto de vandalismo gratuito.
Lá estive a pensar nas mil e uma coisas que tinha que mudar num dia de agenda cheia para ir comprar uma escova e lá gastei uns gramas de coração a pensar porque tinham feito tal coisa. Mas depois percebi que de nada vale o que quer que pense de "porquê eu?" ou quantas voltas dê à cabeça, valeu-me muito mais desejar que quem fez isso possa ter uma vida muito melhor, pensamentos e acções melhores e que, essencialmente, seja feliz. Foi um exemplo prático de karuna, compaixão, que tem feito parte de um processo consciente de revisão de vida.
Numa análise de comportamento verifico que, se passar o tempo a queixar-me, a vida será um queixume, se passar o tempo revoltado, a vida será uma constante de atentados, se passar o tempo com medo, a vida será uma prisão.
Talvez seja impossivel, na nossa sociedade, viver sem um destes aspectos mas não é, de todo, impossivel desligarmo-nos destas constantes que nos assolam a mente e assombram o espírito.

2 comments:

S.M. said...

Olá, João!
Gostei muito deste teu post porque tens toda a razão e, pesoalmente, também tento reagir dessa forma, embora por vezes seja difícil ( mas tb o que é q é facil e tem interesse e piada ;)?)
Irrita-me que às vezes se confunda esta atitude com "bananismo" pq n é disso q se trata: simplesmente n estou para gastar tempo da minha vida e preciosa energia a desejar cobras e lagartos a outrem... Só ainda n consegui esse karuna relativamente à minha "patroa", mas chegarei lá...:)
Beijinho p ti

João Magalhães said...

:D
Tens toda a razão, bananismo é que isto não é, porque dá um trabalhão desgraçado.
Espero que a tua "patroa" também trabalhe este aspecto, assim estando as duas a "dar" uma à outra, chega-se mais facilmente ao entendimento.
Tudo de bom para ti :) :)