Sunday, May 20, 2007

O Mistério da Estrada de Sintra

A adaptação d' “O Mistério da Estrada de Sintra”, para cinema, fez-se, a meu ver, com alguma leviandade no que toca à linguagem, principalmente dos actores mais novos. Além disso a sonorização continua pobre mas, para compensar, o cenário, o guarda-roupa e a iluminação, estavam bastante bem. Continuamos com algumas cenas de nudez, ao bom gosto da nossa escola francesa (e das actrizes seleccionadas) e com uma apresentação brilhante da Lisboa dos finais de século.
Ramalho Ortigão e Eça (na foto, respectivamente) começaram a publicação desta história em Julho de 1870 como sendo uma notícia verídica, iniciando um folhetim diário pleno de crimes, ameaças, duelos, sexo e intrigas, que apaixonaria os leitores do jornal durante esse Verão (mais ou menos como os jornais fazem hoje em dia). Mas como conclusão, até vale a pena ver.

1 comment:

SC said...

Achei que exageraram um bocado no drama. Quando li o livro não fiquei com a impressão de ser assim tão dramática, a história.

Gostei da tentativa de contextualização, explicando como começou a publicação no diário de notícias, embora não tenha sido muito bem conseguida.

Ainda assim, gosto sempre de ir ver o que se faz no cinema português. Há muito pouca gente a ver estes filmes. Talvez dizendo que há pares de mamas ao léu, convença mais uns quantos a ir ver, tal como aconteceu no Crime do Padre Amaro?!