Monday, March 12, 2007

Frei Carlos, no melhor da pintura portuguesa do sec. XVI

Anunciação, Frei Carlos
c. 1520, óleo sobre madeira 197 x 189 cm
Museu Nacional de Arte Antiga Lisboa

Frei Carlos
Monge pintor, do antigo convento do Espinheiro, junto a Évora, foi um dos maiores pintores do século XVI português, na pintura retabular.
E porquê um dos maiores pintores portugueses?
Procurei preencher a minha manhã de domingo na visita à exposição "o Brilho das Imagens", no museu de Arte Antiga. Enquanto aguardava revisitei, com uma atitude mais pausada e atenta, algumas peças do Museu. Redescobri a "Anunciação" e fixei-me, no tempo que quis, nessa contemplação.
infelizmente sempre considerei a pintura portuguese, até ao classicismo, pobre, quase uma mera imitação de fraca qualidade do que se fazia noutros paises, bem mais abastados culturalmente. Mas retiro o que sempre disse e aconselho a quem lá for, que pare um momento perante esta Obra de Arte e contemple. Permitam-se a ser como uma máquina fotográfica com o diafragma aberto ao máximo, envolvendo-se na riqueza das cores, personagens e detalhes. Melhor que ler é, sem dúvida, ir ver. E já agora visitem também "o Brilho das Imagens", que é excelente, mas cuidado, caso sejam susceptíveis ao sofrimento representativo do sec. XIV, principalmente à cruz dos místicos.

No comments: