Tuesday, March 13, 2007

As tentações de Santo Antão



As tentações de Santo Antão, Jheronimus Bosch

c.1500
Óleo sobre madeira de carvalho
Proveniência: Palácio das Necessidades, 1913
Museu Nacional de Arte Antiga

Pintor holandês. Hieronymus Bosch é o pseudónimo de Jerónimo van Acken. Do pouco que se sabe da sua vida, em 1486 ingressa na Confraria da Virgem Maria, para a qual, além de pintar, organiza a representação teatral de mistérios. Em 1493 desenha os vitrais da Catedral de S. João da sua cidade natal. Em 1504, o Arquiduque Felipe, o Belo, encomenda-lhe um quadro sobre o Juízo Final. São muito poucas as obras de Bosch que chegam até aos nossos dias.

O intermédio do medievalismo ao renascentismo, preencheu o mundo onírico, moralista, burlesco e esotérico de Bosch. A originalidade, o miniaturismo de um universo onde santos são homens comuns e a fantasia ocupa o mesmo espaço da realidade, revela-nos um homem atento à totalidade do mundo que o rodeia, dando mesmo, aos mais atentos, os princípios esotéricos de uma alquimia cujo objectivo é a descoberta da pedra filosofal.
O tríptico é dividido nas tentações e penas que sofreu, à esquerda, as agressões físicas, à direita, a tentação da luxuria e da gula e ao centro a maior de todas as provações, o abandono da Fé.
Neste mundo invadido por demónios, bruxas e todo o tipo de criaturas infernais, Cristo está envolto de ruinas, num mundo consumido pelo fogo.
Curioso como os mesmos temas continuam tão permanentes e actuais.


Sobre santo Antão
Antão nasceu por volta de 261 em Tebaida, no Alto Egipto, Cristão fervoroso, com cerca de vinte anos tomou o Evangelho à letra e distribuiu todos os seus bens pelos pobres, partindo de seguida para viver no deserto. Aí, segundo o relato de Atanásio, e tal como sucedera com Jesus, foi tentado pelo Diabo. Por bem mais de quarenta dias, Santo Antão foi tentado mas sem êxito. Morreu a 356, com 105 anos. É considerado o pai do Monaquismo e um dos maiores Padres do Deserto.


No comments: