Tuesday, April 29, 2008

Sic Transit Gloria Mundi

Ultimamente as grande preocupação "mundiais" são, o preço do petróleo, o preço do arroz, a subida das taxas de juro e os olímpicos na China. É interessante porque todos falam em calamidades e alertas mas não aparecem soluções. Os combustiveis continuam a ser requesitados, a fome continua a grassar e o poder de compra vai decrescendo nos bolsos de uns e aumentando nos bolsos de quem, com gravata, lança tanta preocupação.
Para mim, este "descontrolo" é apenas uma grande desculpa economicista, a OPEP não produz mais porque está a ganhar imenso e assim faz pressão, o bio combustível é uma solução patética com a mesma lógica quanto o que aconteceria se toda a gente fosse vegetariana (não há terra cultivável para tanto), as taxas de juro gritam por calamidades para que alguns sectores sejam reactivados e a questão chinesa é a mesma de sempre, o medo que todos façam xixi ao mesmo tempo e isso gere um grande tsunami.
Soluções passam por vontade, não só do individuo mas também da sociedade, se alguém conseguir imaginar o mundo sem petróleo consegue também imaginar um mundo sem grandes desculpas para não ser mais equitativo.

No comments: