Saturday, February 16, 2008

Um excelente programa

Há coisas que nos preenchem e hoje, como hábito quinzenal, ouvi o programa "1001 escolhas" de Madalena Balça, que hoje entrevistou a Simone de Oliveira. Posso dizer que é o melhor programa de rádio que ouço até agora, pela qualidade da pesquisa e pelas pequenas subtilezas que enriquecem e abrilhantam a nossa vida.
Através da resposta a um questionário, o convidado proporciona-nos o conhecimento dos seus gostos e preferências em todas as facetas da sua vida desde o livro que mais o marcou ou que está a ler neste momento, o filme que considera imperdível, o sabor que não esquece, o desporto favorito, o acontecimento que gravou na memória, o sítio que acha imprescindível visitar...

Após a escolha dos temas por onde há-de passar toda a conversa, inicia-se todo o trabalho de investigação sobre o livro procuraremos toda a informação, o autor, o que escreveu antes e depois, faremos o resumo da história e leitura de excertos significativos, saberemos onde comprar, quanto custa; sobre o sabor preferido vamos saber quem o cozinha e onde; o filme será projectado com sons do próprio, informação sobre o realizador e actores principais, para além do resumo do argumento... Tudo isto com duas características essenciais: a extrema riqueza sonora e uma enorme objectividade com densa carga informativa.

Uma hora de conversa agradável, para descobrir os gostos de um convidado.
Mais aqui, incluindo o Podcast...

No comments: