Tuesday, September 04, 2007

Leitura

Esta semana li um artigo Visão/Time sobre a madre Teresa de Calcutá. O artigo é baseado na correspondência particular dela com os seus confessores e superiores, correspondência essa que ela pediu para ser destruida.
A revelação está nos anos e anos de escuridão espiritual que a madre sofreu. Quem vive a vida espiritual e para isso não é preciso ser padre ou freira, sabe e já passou, com certeza, pela noite escura do espírito, pela ausência de Deus, pela dúvida. Esta ausência, dolorosa, acaba por desaparecer, servindo para a construção da fé e do Homem, numa revisão dos seus valores, pensamentos e acções. No caso da Madre, esta noite escura foi uma solidão demasiado pesada durante 66 anos. Numa noite tão longa ela conseguiu manter o rumo, não sem dúvida mas, sabendo que estava a fazer o que era melhor. Se já antes tinha consideração, agora ainda mais a tenho. Vale a pena ler o artigo.
Os mais cépticos falarão de hipocrisia, isto porque não têm outro conhecimento além do que lêm e não do que vivem interiormente.

2 comments:

S.M. said...

Concordo plenamente contigo... e não há pachorra para a especulação que agora se lembram de fazer em torno do caso. A ignorância é uma coisa terrível e pior ainda a ignorância petulante e atrevida... Beijinhos

João Magalhães said...

Voltaste!!!! YEEEEEE!