Saturday, March 24, 2007

Darfur

Há coisas que me fazem vir ao de cima a mais profunda tristeza e "incompreensão", uma dessas é a crise que se vive no Darfur, Sudão.
Para resumir, trata-se de um conflito interno entre muçulmanos radicais e moderados, entre "árabes" e "africanos". O Darfur é apenas um exemplo, infelizmente há centenas de outros que minam a nossa humanidade.
No fim de contas, não sei quando parará o primitivismo do homem. Andamos cá há milhões de anos, já conseguimos sair do planeta para passeios à Lua e fotos a Júpiter mas, algo tão básico como a capacidade de viver em paz com o semelhante, parece estar ainda a outros tantos milhões de anos de distância.
Acredito que temos todo o potencial para vivermos em pleno, só não sei se nos daremos a essa oportunidade. Cada vez mais tenho a certeza que nos dedicamos às questões erradas, que preferimos ver a periferia ou as consequências de um problema ao invés de enfrentarmos a sua origem. Gostava de ainda nesta vida vêr a ONU, a CE, um país qualquer, um dirigente qualquer, pegar nas questões e resolvê-las, sem lobby, sem vantagens financeiras ou políticas, resolver porque se é humano e se tem o PODER para o fazer.
Sobre o Darfur, mais aqui...

No comments: